07 março 2010

O dr. Sousa Martins


O momumento ao dr. Sousa Martins, no Campo dos Mártires da Pátria, Lisboa (Foto: Dias dos Reis)


Quando entrardes de noite num hospital e ouvirdes algum doente gemer, aproximai-vos do seu leito, vede o que precisa o pobre enfermo e, se não tiverdes mais nada para lhe dar, dai-lhe um sorriso. -- Dr. Sousa Martins

Entre as personagens do romance "As Pupilas do Senhor Reitor", de Júlio Dinis, conta-se a do médico de aldeia João Semana. Personagem bondosa e caritativa, incapaz de cobrar uma consulta a um pobre, João Semana é o exemplo que habitualmente se dá de um clínico que faz da Medicina uma espécie de sacerdócio.

Quem se deveria citar como exemplo de médico esforçado, dedicado e compassivo, não deveria ser a figura de João Semana, que foi apenas uma personagem de romance criada pela imaginação de um escritor, mas sim alguém de carne e osso com estas mesmas características: o dr. Sousa Martins, de seu nome completo José Tomás de Sousa Martins, nascido em Alhandra, no concelho de Vila Franca de Xira, em 1843 e falecido, também em Alhandra, em 1897.

Médico competentíssimo, cientista de elevadíssima craveira e professor catedrático dos mais notáveis que houve na Medicina portuguesa, o dr. Sousa Martins tinha todas as condições para se julgar um ser superior ao comum dos mortais, petulante, fechado no alto da sua torre de marfim, orgulhoso da sua imensa sabedoria e indiferente ao sofrimento dos pobres e necessitados.

No entanto, ele foi precisamente o contrário disso tudo. Foi um “eminente homem que radiou amor, encanto, esperança, alegria e generosidade. Foi amigo, carinhoso e dedicado dos pobres e dos poetas. A sua mão guiou. O seu coração perdoou. A sua boca ensinou. Honrou a Medicina portuguesa e todos os que nele procuraram cura para os seus males”, segundo o que sobre ele escreveu Guerra Junqueiro.

A atividade científica do dr. Sousa Martins incidiu sobre diversos campos de investigação, com realce, sobretudo, para o estudo da tuberculose, o que lhe viria a ser fatal. Defendeu a construção de sanatórios, nomeadamente na Serra da Estrela, razão pela qual o primeiro sanatório construído nas Penhas da Saúde foi batizado com o seu nome. Por esta mesma razão, o hospital da cidade da Guarda também se chama Sousa Martins.

O facto de ter lidado muito de perto com a tuberculose levou a que ele acabasse por contrair também a doença e falecer dela. O povo de Lisboa, Alhandra e regiões envolventes, inconformado com a sua morte, deu então início a um culto em torno da sua pessoa, fazendo-lhe múltiplos pedidos para que, do mundo do Além, ele continue a curar os doentes e a consolar os sofredores. Mesmo agora, mais de cem anos depois de ter morrido, o povo continua a implorar-lhe graças e milagres, apesar de a Igreja não apoiar este culto. Mas não importa; o culto existe na mesma, embora a religião não esteja envolvida nele. É um culto relacionado com o espiritismo.

Em homenagem ao dr. Sousa Martins, foi erguido no Campo dos Mártires da Pátria (vulgo Campo de Santana), em Lisboa, um monumento situado em frente da antiga Escola Médico-Cirúrugica onde ele deu as suas aulas, atual Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Da autoria de Costa Mota, este monumento representa o dr. Sousa Martins de pé e vestido com uma beca de catedrático, sobre um pedestal na base do qual uma figura feminina simboliza a Juventude escutando as palavras do Mestre. Junto a este monumento, o povo anónimo tem vindo a acumular uma quantidade imensa de placas de mármore, gravadas com agradecimentos ao dr. Sousa Martins pelas muitas graças e milagres que ele alegadamente terá feito. Um dado curioso e talvez único em Portugal é a ausência de símbolos religiosos nestas placas.



Repare-se na ausência de símbolos religiosos. Placas de mármore depositadas pela gente do povo junto do monumento ao dr. Sousa Martins, em Lisboa. (Foto: Abruxo)


No cemitério de Alhandra, que fica junto da igreja matriz da vila, o túmulo onde o dr. Sousa Martins está sepultado é alvo de idêntico culto. Alvo de idêntico culto é também o Museu Dr. Sousa Martins, igualmente em Alhandra, que fica mesmo em frente ao Rio Tejo. O livro de visitas deste museu é particularmente curioso. A par das habituais impressões escritas pelos visitantes que são idênticas às do livro de visitas de qualquer outro museu («Gostei muito», «É um museu muito interessante», etc.), podem ler-se emocionados agradecimentos ao dr. Sousa Martins por mais curas milagrosas. Um livro assim, mais nenhum museu tem!

Nestes tempos em que o egoísmo desmedido e a ambição sem escrúpulos são erigidos em qualidades pelos neoliberais, o dr. Sousa Martins é um exemplo a apontar.


O Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra (Foto: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira)

Comentários: 15

Anonymous Anónimo escreveu...

E triste as pessoas fazerem um culto ao Dr. Sousa Martins ja ouvi dizer ate que uma pessoa
incorpora o Dr. Sousa Martins, isto e simplesmente espiritismo e as pessoas devem ter cuidado em envolver-se, temos a igreja catolica e temos Jesus Cristo e a Biblia traz tudo acerca
destas praticas Deut. 18:10 a 12 e 14 e Galatas5:18 a 21. 1 Samuel 15:, 1 Cronicas 10:13
Apocalipse 21:8 e 22:15, Levitico 19:31 e 20:6 e 27

29 junho, 2012 14:16  
Blogger Fernando Ribeiro escreveu...

Caro/a anónimo/a,
As pessoas, quando estão a braços com uma doença incurável ou veem algum seu ente querido às portas da morte, são capazes de recorrer a tudo, incluindo ao espiritismo. É humano. Não sejamos demasiado severos para com elas.

01 julho, 2012 17:48  
Anonymous Anónimo escreveu...

boas sou catolico nao praticante,por achar que os padres falam de tudo ma missa e nao do deviam falar, mas a palavra de deus dar-lhe falor e explicar fervor e defender o bem,e nao dizer que deus castiga,se vos nao fizerdes isto ou aquilo deus quando chegardes ao ceus nao vos recebe,isso e mentira....
deus nunca disse isso nem seu filho jesus cristo o falou...
a igreja e feita por homens como euserto com mais estudos para terem ordenado certoe nao contarem tostaoes como alguns dizem por ai...
quanto ao dr sousa martins pelo que foi um homem com fe asua manheira,um bom homem de deus como todos nos,mas como era maçon e nao deixou nada a igreja e se suicidou ja temos de ter medo,pois eu digo as pessoas hoje e de ontem tem de acreditar no que elas acham que de acreditar,que e a igreja para julgar o apontar o dedo a quem que seja se ela e a maior pecadora e nao defende a 110% os mandamentos de deus e seu filho jesus cristo...

09 outubro, 2012 23:23  
Anonymous Anónimo escreveu...

eu

17 dezembro, 2012 08:12  
Anonymous Anónimo escreveu...

EU VENHO A QUE AGRADECER A DR SOUSA MARTINS A SUA GRAÇA POR ME VALER NESTAS HORAS DE GRANDE AFLICAO OBRIGADO MEU QUERIDO POR ME TERES DADO A TUA BENCAO TE AGRADEÇO TAO DIFICIL AJUDA E CURA QUE DESTE AO MEU FILHO HERLANDER ASSIM COMO TE AGRADEÇO TERES CURADO AS DORES DU MEU FILHO SANDRO E SEI QUE ELE VAI FAZER IZAMES PONHU NAS TUAS MAOS U MEU FILHO COM A FE QUE ELE NAO TENHA NADA E QUE O VAIS CURAR ASSIM COMO TE AGRADECO AS DORES QUE ME TENS TIRADO A TI E A DEUS E A NOSSA SENHORA DE FATIMA DR.SOUZA MARTINS NAO ME ESQUECI QUE TE PRUMETI MUITA COISA MAS SABES QUE NESTE MUMENTO NAO POSSO PAGAR TUDO MAS VOU HOJE Á TUA ESTATUA CUMEÇAR A CUMPRIR U QUE TE PRUMETI OBRIGADO TU QUE SUFRESTE TANTO COM UMA DUENÇA INCURAVEL SEI QUE SABES U QUE TOU A SUFRER MAS PESSU-TE QUE CURES TODOS OS MEUS FILHOS DE TODOS OS MALES E OS MEUS NETOS E TODAS A PESSOAS QUE POSSAO TAR A SUFRER ASSIM COMO EU VOU TE PRUMETER O QUE TU SABES QUE ME É MUITO DIFICIL MAS EU VOU CUMPRIR PELO AMOR QUE TENHU AOS MEUS FILHOS CUMPRIR TODAS AS PRUMESSAS QUE TE FIZ E PERDOAR A TODAS AS PESSOAS QUE ME FIZERAO MAL E QUE ME FAZEM NU PRESENTE TAMBEM A ELAS TE PEÇO QUE AS AJUDES..
OBRIGADO MEU QUERIDO E MAIS UMA VES TE PEÇO POE AS TUAS MAOS SAGRADAS EM TODO O CORPO DOS MEUS FILHOS DALHES SAUDE E PAZ E AOS MEUS NETOS,GENRROS E NORAS SEM MAIS,TE AGRADEÇO COM O CURAÇAO DESFEITO COMO SABES QUE TOU NAO ME ABANDONES AJUDA TODOS É UMA MAE QUE TE PEDE QUE NADA TEM PARA DAR VOU FAZER A TODA GENTE TUDO COM AMOR O QUE TAS A FAZER AOS MEUS FILHOS IREI ESTENDER SEMPRE A MINHA MAO A QUEM PRECISAR PRUMETU-TE FICAR SEM CUMER SE FOR PRECIZO PARA DAR A QUEM ME BATER Á PORTA MAS TE PEÇO UMA VES MAIS DEICHA-ME SER FELIZ SO O SEREI SE VIR OS MEUS FILHOS BEM COM SAUDE E OS MEUS NETOS,POR AQUI FICO E ME DISPEÇO E TE DIGO QUE SE TUDO CURRER BEM ALEM DO QUE JA TE PRUMETI PRUMETU-TE UMA LAPIDA COM O NOME DE TODOS OS MEUS FILHOS,NETOS,GENRROS E NORAS IREI POR JUNTO DA TUA ESTATUA OBRIGADO
ASS:M.V

17 dezembro, 2012 08:48  
Anonymous Anónimo escreveu...

Felizes os que acreditam sem ver. Obrigado irmao sousa martins

02 fevereiro, 2014 23:41  
Anonymous Anónimo escreveu...

Dr. Sousa Martins, muito, muito, muito, OBRIGADO.
Por tudo.
Desde o momento que nasci em que ajudaste a minha mãe, até hoje. Muito Obrigado.
Abençoado seja também o criador deste espaço, que me dá a oportunidade de agradecer ao Dr. Sousa Martins.

30 abril, 2014 11:43  
Anonymous Anónimo escreveu...

Obrigado irmão José T.S.Martins
Muito obrigado

Só aqueles que por alguma razão necessitam, e foram ajudados, poderiam falar mas não o fazem, apenas agradecem a vida inteira porque sentem ....
Muito obrigado N.S DE FATIMA e irmão JOSE T S MARTINS

14 agosto, 2014 15:01  
Blogger miguelarcanjo escreveu...

DR SOUSA MARTINS MEU GUIA E SALVADAOR DA MORTE AO NACERpodem chamarem burxo ou anti-cristo nao me importo conformr me jugarem sereis julgados sou esprita mestre reki pastor mormon consagado catolico e cartomante tenho muita fe em n.s,aparecida em jesus cristo deus pai por isso nao temo niguem heide fazer vir tudo a portugal estou na cidade guarda so necito ler os livros sagardos pois o chacra da coroa e coraçao abriam se em fatimaMiguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "CASA DO MANEL" RegioesTV RTV Link: https://www.youtube.com/watch?v=CG9ys0FiIcs Miguel Arcanjo http://espiritadospobres.webnode.pt/http://espiritadospobres.home.sapo.pt/ http://youtu.be/WaKk3iz5-9Q Miguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "PEDRA D´AUDIÊNCIA" RegioesTV RTV Link-1ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=3D_C_rI61G4 Link-2ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=TLlLpRRqKb4 so falta fazer o curso diacono catolico mas nao desisto das cartas so peço que rezem por mi
http://espiritadospobres.webnode.pt/
CASA DO MANEL PGM 92 PARTE 2docid=502012333&prefer=lang
http://www.espritadospobres.home.sapo.pt

06 novembro, 2014 11:22  
Blogger luis pina escreveu...

Sou crente mas desesperado.
Tenho para venda o "IN MEMORIAM" Dr. Sousa Martins livro em estado impecável com 300mm X 215mm capa em pele com edição em 1904. Vendo pela melhor oferta, posso mandar fotos o meu mail é lfb.pina@gmail.com.

16 novembro, 2014 17:42  
Anonymous Anónimo escreveu...

Dr. Sousa Martins não se suicidou! Infelizmente alguém sem escrúpulos e sem cultura inventou tal coisa. Existe uma certidão de óbito, existem os relatos, escrituras/artigos (nomeadamente dos jornais da época do seu falecimento), que contam como foi a sua morte sofrida. Infelizmente, estava muito debilitado tanto a nível da sua doença (tuberculose) como físico pois não se alimentava em condições (morreu pobre por dar aos necessitados). Bruxos ou não, pessoas doentes ou não, bons ou maus, Dr. Sousa Martins ajuda a quem recorrer a ele com fé e humildade. Não usem o nome do Dr. Sousa Martins em vão. E a quem escreveu este artigo, por favor, corrija em cima onde diz que fazia parte da maçonaria e que se suicidou.

08 setembro, 2015 11:26  
Anonymous Anónimo escreveu...

Em nome de DEUS tdo é possível pois a tua fé te salva amén és o caminho a verdade e a vida com referência a dr Sousa Martins é Santo amén Mas o Pai superior o Pai eterno está sempre presente sempre que há curas de enfermidades de doenças encuraveis e outras maleitas DEUS está também atuando amén já fiz pedidos ao Santo de Sousa Martins e também há nossa sr de Fátima os quais me foram realizados amén pois tenho também que pagar o que prometi há Santinha de Fátima amén mas com tdo isto o que é que eu quero dizer com tdo é que Ele é o caminho a verdade e a vida bendito o Santo nome de Deus amén...

11 março, 2016 09:38  
Anonymous Anónimo escreveu...

Assim seja

01 abril, 2017 23:23  
Anonymous Anónimo escreveu...

simplesmente muito obrigada tenho razões para o fazer muito obrigada

06 maio, 2017 20:42  
Blogger Unknown escreveu...

Minha mãe sempre foi devota do Dr.SousaMartins,eu conheço muita gente que teve a siete de comprobar os milagres que Dr.Sousa Martina fez e continua a fazer, a quem cree com FÉ neste Santo Tão milagroso, eu pessoalmente rezo,e confió plenamente em que Dr.Sousa Martins me concedeu e vai me conceder aquilo que com Fé lhe peço acredito e creio nele com toda a minha Fé, por certos devo-lhe muitas promesas de milagres que me concedeu, Dr. Sousa Martins nos dé Saude a todos e tb a quem não cree , ELE ajuda a todos por igual.Mas agradeço que aqueles que são ateus, tb respeitem quem é católico, e por favor guarden as suas opinioês para eles só. Dr Sousa Martins nos de Saude, Luz, e compreensão a todos para que este mundo seja bastante melhor.Amén

12 setembro, 2018 18:13  

Enviar um comentário